O medonho, mas delicioso, peixe Ankō está na WebTV
Até 40 anos atrás, o curioso peixe ankō não tinha valor no mercado. Atualmente, é uma iguaria muito apreciada. Confira o vídeo que mostra os barcos pesqueiros descarregando, o método tradicional de desossar e o preparo de um prato que é atração gastronômica e turística no litoral norte da província de Ibaraki.
Ankō, um peixe medonho, mas delicioso
O peixe ankō é um dos destaques no inverno do porto pesqueiro de Hirakata, na cidade de Kitaibaraki (Ibaraki). Mas o bichinho é feio. Medonho mesmo. Vendo ele inteiro, é impossível acreditar que se trata de algo comestível. Além da aparência grotesca e diabólica, é mole e gosmento.
Yuji Shinohara, o dono da pousada Yamani Gōsaku me explicou que, apesar da aparência feia do ankō, dele quase tudo se aproveita, até a pele, nadadeiras e guelras. A parte mais valiosa é o fígado, comparado ao foie gras.
O nabe (ensopado) de ankō é atração turística da região no inverno. (...)
Fukuroda-no-Taki, a cachoeira vai congelar?
A cachoeira Fukuroda-no-taki fica congelada a partir do meado para o final de janeiro. Uma rara paisagem para se curtir no inverno na cidade de Daigo(Ibaraki).
Todo começo de ano, muita gente fica na maior expectativa, torcendo para a Fukuroda-no-taki congelar completamente. Enquanto eu fico rezando para o inverno não ser rigoroso, alpinistas e praticantes de ice climbing fazem o contrário. Para eles, o frio intenso e prolongado é bem-vindo, pois aumenta as chances de se poder escalar as águas solidificadas da cachoeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário