“A tradição é continuidade da renovação”. A frase parece contraditória. A lógica nos leva a crer que o que se renova deixa de ser tradicional. Mas por incrível que pareça, esse é o lema de uma das mais antigas - e tradicionais - empresas nipônicas, a fabricante de doces Toraya.
Encontrei a instigante citação em um panfleto quando percorria alguns locais em Tokyo para curtir o Japão “nouveau”.
Sim, com a gastronomia, não é diferente do que acontece no mundo da moda, da arte plástica, e em diversas outras áreas. Há muitos exemplos de ótimos restaurantes que fazem fusão do tradicional com o contemporâneo, entre os quais estou indicando aqui alguns que considero imperdíveis.
Veja no Relatos e Fotos
Dicas de restaurantes no mercado Tsukiji
No Tsukiji - o maior mercado de peixes do mundo e famoso por causa dos leilões de atum - também existem restaurantes onde se pode conhecer a cultura japonesa da gastronomia do pescado e, claro, saborear deliciosos sushi, sashimi e outros pratos típicos.
Mas não é só porque está no Tsukiji que é certeza de todos serem bons restaurante de frutos do mar. Na área existem dezenas desses estabelecimentos e é bem difícil escolher – e acertar. Eu estou indicando dois restaurantes que eu conheço bem e que considero imperdíveis para quem vai visitar o célebre mercado. O melhor de tudo: qualidade com preços razoáveis.
Veja no Relatos e Fotos
Mais sobre o mercado Tsukiji
Mais sobre gastronomia em Tokyo
Tsukiji, o maior mercado de peixes do mundo
É impossível falar sobre a gastronomia de Tokyo sem citar o Tsukiji Shijo, o maior mercado de peixes do mundo. Ele é tão “folclórico” que se tornou um dos clássicos do turismo Japão. Nele acontece o famoso leilão de maguro (atum).
Aproveitando a visita ao Tsukiji, também vale ir a um dos restaurantes locais - obviamente que especializados em frutos do mar. Na próxima reportagem eu vou indicar dois imperdíveis para se ter uma verdadeira aula do que é a gastronomia do pescado em Tokyo.
Antes de ir ao restaurante, saboreiem com os olhos a enorme variedade de frutos do mar exposta no exótico mercado.
Veja no Relatos e Fotos
'Um dia com um mestre sushiman' ou 'O meu sushiya em Tokyo'
Embora um pouco atrasado, como prometi, estou começando uma série sobre restaurantes em Tokyo. Nas postagens, citarei alguns que considero “o meu restaurante de...”.
Ao todo serão seis, como dicas para quem quiser saborear na capital do país os clássicos da gastronomia japonesa e releituras modernas de receitas tradicionais e caseiras. No cardápio teremos sushi, tenpura, sashimi, B&B (bom e barato), e um kaiseki versão contemporânea.
Vou começar recuperando uma série de matérias sobre a “Gastronomia do pescado em Tokyo”, que foi publicada, em 4 de julho de 2009, na versão impressa do Jornal International Press.
A primeira postagem é sobre Akira Tonosaki e o seu restaurante Hatsuzushi. Eu o acompanhei durante um dia inteiro - desde a hora das compras no mercado Tsukiji e durante todo o processo de preparação dos ingredientes - para conhecer os segredos de um verdadeiro mestre sushiman.
Deguste no Relatos e Fotos e na WebTV (aguarde)
Mais sobre gastronomia em Tokyo
Nenhum comentário:
Postar um comentário