Junto com Shirakawago, outros dois povoados foram registrados como Patrimônio Cultural da Humanidade: Suganuma e Ainokura. Também fui conhecê-los e fiquei maravilhado porque são graciosos, íntimos e aconchegantes. Deu vontade de ficar por ali e se hospedar por um bom tempo. Eles ficam na região de Gokayama, no extremo sudeste da província de Toyama, na divisa com a província de Gifu.
A visita a Suganuma e Ainokura também me convenceu de que o estilo de casa de agricultor Gassho-zukuri era mesmo muito comum na região. Infelizmente, por causa do isolamento nas altas montanhas, do êxodo para as cidades e do envelhecimento da população rural, os povoados agrícolas foram sendo abandonados.
Restaram apenas esse dois locais e Shirakawago que ainda contam com um conjunto bem preservado da impressionante arquitetura, o que já justificaria o registro como Patrimônio Cultural da Humanidade. Mas o título concedido pela Unesco também se deve ao fato dos moradores desses povoados ainda manterem o estilo de vida tradicional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário