Para qualquer lugar que viajo, sempre procuro incluir no roteiro uma visita às feiras e mercados onde se vende os produtos da região. Quanto mais popular e informal, mais eu gosto. Além de se tornar uma aula sobre a gastronomia local e outros costumes típicos, também são lugares onde há grande chance de se conhecer pessoas interessantes, principalmente, entre os vendedores. Alguns encontros chegam até a mudar o plano de uma viagem, como aconteceu na cidade de Okinawa, da província homônima.
O objetivo era conhecer o mercado de peixes Payao Chokubai Ten, mas acabei também saindo de barco em uma pescaria no maravilhoso mar dessas ilhas subtropicais. Realizei um sonho antigo...
Japão Tropical, nipo-brasileiros no extremo sul do arquipélago
É só descer no aeroporto de Naha, a capital da província de Okinawa, e já me sinto em casa, com a sensação de que estou chegando no Brasil. O clima quente, as lindas praias, a simpatia do povo e as frutas tropicais são alguns dos ingredientes que justificam a minha identificação com essas ilhas do extremo sul do Japão.
Um outro ponto é que um grande número de okinawenses emigraram para o Brasil e eu sempre encontro pessoas que têm parentes ou conhecidos lá no outro lado do planeta.
Também não é difícil achar descendentes desses emigrantes que nasceram no Brasil e “retornaram” para a terra dos seus ancestrais. Nesta viagem, eu fui conhecer nipo-brasileiros que vivem na cidade de Nago. Alguns deles têm atividades relacionadas com o turismo, como os donos da Pousada e Café Ipê e do restaurante Brasil Shokudō.
Os dois lugares podem ser incluídos no roteiro de passeio para quem for visitar as atrações da região norte da ilha principal de Okinawa, onde se destaca o aquário Churaumi Suizokukan e a Ilha Kouri-jima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário