O manga no DNA dos japoneses


Às vezes eu escrevo “arte sacra budista” nos textos e fico preocupado com o que o leitor vai sentir. Será que soa pesado? A expressão “arte sacra” sempre me dava uma sensação de baixo astral porque fazia lembrar das imagens que ficavam na parede da igreja onde eu fiz, forçado, a primeira comunhão. Elas mostravam, em sequência, o calvário de cristo. Aos 10 anos de idade, ir na igreja e ver aquelas figuras me causavam pesadelo.

Mas as peças de arte budista que eu passei a admirar visitando templos e museus aqui no Japão transformaram o meu subconsciente com relação à palavra “sacra”. A simbologia é radicalmente oposta. Enquanto no cristianismo a imagem principal é a de um ser humano torturado na cruz, no budismo é a de um homem iluminado na meditação.

Também vejo essas obras de séculos passados, de mais de mil anos, e não é raro ficar pasmado com a contemporaneidade delas. Vivo repetindo para mim mesmo: - Pô, o ancestral que fez isso devia ser maluco demais. É um eterno vanguardista!

Veja, por exemplo, as fotos de uma postagem anterior, da torre do templo Narita-san. Ficar debaixo dela viajando com os - e nos - detalhes da pintura é diversão para um bom tempo. Esses tipos de obras devem ter pirado-parido-nutrido-inspirado um monte de psicodélicos.

Um outro exemplo é o conjunto de esculturas dos Doze Guardiões Divinos, do templo Shin-Yakushi-ji. Esse santuário foi criado no ano 747. Os guardiões formam um círculo em volta da estátua da divindade principal chamada Yakushi-nyorai, protegendo-a dos maus espíritos.

Doze Guardiões Divinos 1

O nome do artista que produziu as estátuas é ignorado, mas... ele devia ser maluco demais! Essas figuras podem ir para os quadrinhos de um manga que ninguém vai achar que foram desenhadas originalmente há mais de 1200 anos.

Quem admira os manga e anime japoneses devem visitar os templos e museus para comprovar que já faz tempo que essa cultura está no DNA dos japoneses.

Doze Guardiões Divinos 2

Doze Guardiões Divinos 3

Doze Guardiões Divinos 4

Doze Guardiões Divinos 5

Doze Guardiões Divinos 6


Além do templo Shin-Yakushi-ji, também se pode ver cópias das estátuas no Nara-Nara Kan (onde as fotos deste post foram tiradas). Ele é um museu com réplicas dos Patrimônios Culturais da Humanidade da província de Nara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário