'Relatos e Fotos' da viagem da Geruza – Parte 1


Land Mark Tower - Yokohama (2).jpg


Eu fico super feliz de receber o retorno do pessoal que passou aqui pelo Curtindo quando estava preparando a viagem ao Japão.

Agora é vez da Geruza nos contar como foram as andanças pelo “país ideograma”.

Vai lá no Roteiro para a Geruza conferir a Parte 1, que tem belas fotos “aéreas” feitas a partir do mais alto edifício do Japão.

Land Mark Tower - Yokohama (23).JPG
Província > Kantō > Kanagawa |

"Parthenon" subterrâneo, a tecnologia japonesa antienchente

Os visitantes do museu Ryukyu-kan fazem passeio no colossal tanque subterrâneo apelidado de “Parthenon”

A impressão que tenho, seguindo as manchetes dos jornais, é que as enchentes que ocorrem no verão em São Paulo estão ficando cada ano mais catastróficas. O que me despertou a curiosidade de saber como a extensa área metropolitana de Tokyo lida com esse relevante enclave urbano.

Descobri que na cidade de Kasukabe (Saitama) tem um local onde se pode fazer “turismo” para conhecer a tecnologia japonesa mais avançada antienchente. É uma espécie de centro de visitação e museu chamado Ryukyu-kan. Ele funciona no prédio da estação de regulagem do fluxo de água pluvial, que é captada e armazenada em canais e tanques subterrâneos. É o maior sistema de drenagem do mundo desse tipo (...)

Japão x China: guerra nas alturas

Recentemente, foi inaugurado o mais alto edifício do mundo em Dubai, ultrapassa 800 metros de altura. Porém, o título de TORRE mais alta do mundo está sendo disputado entre Japão e China.

Tokyo Sky Tree

A torre ‘Tokyo Sky Tree’ foi projetada, a princípio, para ter 610 metros de altura. Quando a China anunciou que também iria construir uma com a mesma medida em Cantão, o projeto japonês foi alterado para chegar a 634 metros acima do solo. Na verdade, só vai acrescentar mais altura na antena do topo da torre.

Será que a China vai aceitar essa derrota? Ou está esperando o momento certo para anunciar que a sua torre terá 634 m e mais...dois palitinhos?

A torre ‘Tokyo Sky Tree’ ainda está no meio da construção, mas já desponta imponente no céu da capital japonesa. A Satomi tirou a foto acima por acaso, de dentro de um ônibus em movimento que seguia para outra província.

Não vejo a hora de poder contemplar a paisagem de Tokyo a partir dos seus dois mirantes (350m e 450m de altura). A ‘Tokyo Sky Tree’ será inaugurada apenas em 2012. Por enquanto, estou acompanhando a construção através das imagens transmitidas em tempo real por uma web cam no site oficial (só funciona entre 9h e 17h, horário do JP, de segunda-feira a sexta-feira).

Dados da ‘Tokyo Sky Tree’:
Altura: 634m
Início da obra: julho de 2008
Previsão do término da obra: dezembro de 2011
Inauguração da torre: primavera de 2012
Localização: Tokyo-to, Sumida-ku, Oshiage
(bairro de Oshiage, do distrito de Sumida, Tokyo)
Finalidade principal: distribuição de ondas de TV

Turismo fora de praxe, visita às fábricas de Tsurumi

Local onde a cevada é fervida com água no processo de fabricação da cerveja. Se uma pessoa tomasse uma latinha de 350 ml por dia, levaria mil anos para consumir todo o volume do tanque

No Japão existe um grande número de fábricas que mantém uma estrutura especial para receber visitantes diariamente. Esse programa, normalmente, é chamado de kojo kengaku.

O passeio incluiu o acompanhamento de um guia que explica didaticamente como funciona a produção enquanto o grupo percorre parte das instalações. Na maioria dos casos, os visitantes ganham amostras dos itens fabricados.

As empresas consideram as visitações como uma importante maneira de fazer marketing, promover seus produtos e interagir com a sociedade.

No distrito de Tsurumi, na cidade de Yokohama (Kanagawa), há várias opções para fazer o kojo kengaku. A região abriga parte da área industrial Keihin e foram escolhidas duas empresas bem representativas para visitar, a fábrica de cerveja Kirin e a usina termoelétrica da Tepco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário