Na postagem anterior falei sobre as excelentes pistas de esqui e fontes de água termal natural que existem no planalto Norikura Kōgen, na cidade de Matsumoto (Nagano), mas as opções de diversão nessa região durante o inverno vão ainda muito mais além. Uma empresa que presta serviços de esportes outdoor e ecoturismo, chamada ODSS, oferece outras maneiras de explorar esse mundo coberto de neve e gelo fazendo caminhadas dentro da floresta.
Sempre acompanhado por um guia, os passeios podem ser para visitar lagos e cachoeiras congeladas em locais de fácil acesso usando snowshoe (calçado especial para andar na neve) ou incluir escaladas e descidas radicais pela encosta da montanha fazendo uso também do esqui cross country.
Mitake-san, a tradição religiosa da montanha
O takigyō é um ritual realizado em cachoeiras. O costume é uma herança milenar dos praticantes do Shugen, uma religião original japonesa que faz treinamento espiritual na natureza. As pessoas comuns também podem ter essa experiência quando se hospedam na pousada Komadori Sansō. Ela fica no alto da montanha sagrada Mitake-san, no extremo oeste da província de Tokyo.
Okutama, a história da vida nas montanhas
A pousada Takara-sō funciona numa casa de 300 anos com telhado de palha. Ela é uma boa opção para hospedagem e também para conhecer um pouco da tradição e da história do povo que viveu nas altas e isoladas montanhas da região de Okutama, no fundão da província de Tokyo.
Durante o ano inteiro, a região recebe um grande número de visitantes, especialmente montanhistas. A canoagem também é uma maneira para se curtir mais profundamente a natureza.
Takao-san Yakuōin, o templo do Tengu
Continuando o passeio “com olhos de estrangeiro” para saber porque a montanha Takao-san, localizada na cidade de Hachiōji (Tokyo), recebeu três estrelas em duas versões do guia Michelin sobre o Japão, desta vez vou falar sobre o templo Yakuōin.
Como muito outros templos japoneses, o Yakuōin se tornou uma grande atração turística, muito mais do que uma atração religiosa. Se é que se pode separar. A maior parte dos 2,6 milhões de visitantes que sobe a montanha anualmente não é formada por romeiros fervorosos, mas por pessoas comuns em dia de passeio.
Takao-san, a montanha três estrelas no Michelin
O Takao-san, ou Montanha Takao, sempre recebeu um grande número de visitantes, desde antigamente. Mas, depois que foi incluída e ganhou três estrelas já na primeira edição do guia Michelin sobre o Japão, lançado em 2007, e este ano também no Michelin Green Guide Japan, aumentou o número de pessoas, principalmente de jovens e de estrangeiros, que sobem essa montanha considerada sagrada. A média anual chega à incrível marca de 2.6 milhões de visitantes. É a campeã mundial. Não existe, em nenhum outro país, uma montanha que recebe tanta gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário